O AR QUE RESPIRAMOS

Como muitos sabem, minha vida agora se baseia em descobrir tudo sobre o mundo das plantas. E algo que me fascina muito, é a capacidade incrível que elas tem de absorver substâncias poluentes nocivas a nós. Mais uma vez a natureza entrando em ação para corrigir erros dos seres humanos.

Depois de alguns dias e várias horas lendo matérias e artigos científicos, consegui algumas informações interessantes e um pouco assustadoras, para compartilhar com vocês. Segue:

“Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, mais de 7 milhões de mortes por ano estão associadas à poluição do ar e mais de 80% das cidades em todo o mundo têm níveis de poluição acima dos recomendáveis.”

“A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos – EPA, provou que o oxigênio que respiramos em nossas casas pode estar até cinco vezes mais poluído que o externo. Isso porque estamos expostos a diversos compostos químicos tóxicos que podem ser encontrados em produtos do nosso dia a dia e a outros agentes, como mofo, bactérias, vírus e todo tipo de sujeira que trazemos da rua em nossas roupas e sapatos.”

“As plantas absorvem partículas poluidoras que estão presentes em alta concentração no ar como óxidos de enxofre e nitrogênio, dióxido de carbono e compostos orgânicos voláteis.”

“O nível de Compostos orgânicos voláteis no ar de ambientes internos recém-construídos é cerca de cinco vezes maior em relação ao ar externo e o uso de jardins verticais internos pode diminuir estes níveis, melhorando a qualidade do ar.”

Ou seja, com certeza absoluta, as plantas fazem toda a diferença nas nossas casas e ambientes de trabalho. E vai ter samambaia no quarto sim, porque ao contrário das crenças populares contam, elas apenas filtram nosso ar, facilitando assim, nossa respiração. O que acontece, é que a samambaia assim como outras plantas, libera gás carbônico a noite. Mas a quantidade é mínima, portanto, não prejudica a saúde de ninguém. Apenas para vocês terem ideia, nós liberamos uma quantidade de gás oito vezes maior que as plantas.

Agora vamos falar de coisas boas! Listei aqui as melhores plantas para se ter em casas ou locais de trabalho. Uma mais linda que a outra! Todas vivem bem em meia-sombra, mas precisam de alguma fonte de luz natural, sim!

Lírio-da-paz: É uma das plantas mais eficientes na eliminação de gases voláteis comuns, como o formaldeído, o benzeno e o tricloroetileno (presente em removedores e produtos de limpeza pesada).

Espada-de-São-Jorge: Absorve toxinas como óxido de nitrogênio e o formaldeído (usado em vernizes e cigarro).

Clorofito: Combate poluentes como monóxido de carbono, o benzeno e o xileno (solventes comuns e pesticidas).

Samambaia: Umidificador natural e removedor de poluentes como benzeno, formaldeído e xileno.

Palmeira ráfia: Filtra a amônia (presente em materiais de limpeza, tecidos e tintas para cabelo).

Maravilhosas né? Eu não imaginava que elas eram capazes de fazer tão bem pra nós dentro de nossas casas. São seres muito incríveis! E você, o que está esperando pra encher sua casa de plantas?

Um beijo,

Yas



Deixe seu comentário :)