COMO DIMINUIR O USO DO PLÁSTICO NO DIA A DIA

Que o nosso planeta está pedindo socorro faz tempo todos já sabemos né? E as formas como podemos ajuda-los nós também sabemos, mas na correria do dia a dia acabamos “esquecendo” de ajudar, devido às facilidades que estão aí, disponíveis para facilitar a nossa vida, como é o caso das embalagens plásticas, sejam sacolas de mercado, produtos de limpeza, objetos de decoração, embalando alimentos… Estão mais presentes do que nós imaginamos.

Não vou dizer que é possível eliminarmos 100% o plástico da nossa vida, mas podemos colaborar e aos poucos cuidar do planeta. Como já disse em outro post, se cada um fizer um pouquinho que seja, se torna grande a mudança desejada. Então separei algumas pequenas dicas, que podem sim ajudar!

1 – Opte por garrafas e recipientes reutilizáveis

Todo mundo sabe o quanto o plástico é nocivo em contato com o alimento ou bebida, o tal do BPA não é nada interessante para o nosso corpo. Então o melhor é sempre optar por garrafas de vidro ou de material livre de substâncias agressivas. Além de economizar, podendo apenas reabastecer a sua garrafinha, você evita o descarte de mais ou menos umas 3 embalagens por dia!

O mesmo é válido para os recipientes de alimentos, como marmitas e potes que utilizamos para guardar mantimentos. Os de vidro podem ser um pouco mais caros, mas acaba valendo a pena pela durabilidade e por não pegar cheiro de comida.

2 – Alimentos à granel

Lembro que quando eu era criança eu nunca gostava de ir com  a minha mãe fazer compras em lugares à granel, achava chato porque não via as embalagens coloridas e etc. Mal sabia eu que ela estava certíssima. Comprando dessa forma, evitamos o uso de embalagens plásticas (se você levar a sua própria embalagem e reutilizá-la, é claro, se não de nada adianta né). Aliás, hoje podemos encontrar com facilidade na internet lojas que produzem saquinhos para compras à granel. É bem bacana. A Paninhos é uma delas (clica aqui), vale a pena dar uma olhadinha no site.

3 – Levar sacolas de compras

Eu confesso que eu falho demais nessa! A minha ecobag está sempre no porta-luvas do carro, mas quem diz que eu lembro de pegar? Pfff! Mas prometo melhorar nisso! Outra opção é utilizar caixas de papelão disponíveis para carregar as compras do mercado. O meu noivo odeia, porque é ele quem acaba carregando, mas é melhor ele reinar do que usarmos umas 8 sacolas plásticas no mínimo né? E isso não vale apenas para o mercado! Vale também para o shopping e para qualquer outro lugar! A minha é da Soul Sister, marca de SC que eu amo! (clica aqui) para conhecer o site delas!

4 – Usar produtos de limpeza caseiros

Essa é a mais difícil de todas, confesso que amo um limpador desengordurante mega potente! Hahahaha! Outra atitude que devo mudar, estou anotando aqui. Misturinhas de água e vinagre entre outras fazem milagres na cozinha! Vamos pesquisar!

5 – CANUDINHOS

Esse é o que mais me entristece, mesmo. Mas eu fico muito feliz por ver que isso está mudando, vários restaurantes já não disponibilizam mais canudos para os clientes e eu acho isso mega correto. Confesso também que eu ainda usa canudos as vezes, quando vou tomar algo em lata na rua (tenho nojinho), mas procuro evitar ao máximo! Já passou da hora de comprar o meu canudo de vidro ou metal, várias lojas vendem e eu acho isso genial! Compenso o meu uso de canudinhos (descartados de forma correta) catando todos os canudos que eu vejo na areia da praia, porque o motivo que mais  machuca o coração em relação aos canudos é o mau que eles são para as tartarugas. Aconselho quem tiver interesse, buscar no youtube sobre isso. É muito triste! Portanto pessoas, NADA DE CANUDOS NA PRAIA! E se encontrarem algum canudo na areia, peguem e levem pra casa para descartar de forma correta. O site mentah! vende um kit super lindinho (clica aqui) pra garantir o seu!

São poucas dicas, mas a gente pode tentar, não pode? Mal não vai fazer pra ninguém! Muito pelo contrário! É complicado, como eu falei acima, temos uma vida corrida, e o mercado muito espertinho, nos trouxe facilidades. Mas aos poucos a gente muda, vamos nessa?

Seguem alguns links de sites bacanas que abordam esse assunto:

Um ano sem lixo – (Clica aqui)

Menos um lixo – (Clica aqui)

Eu reciclo – (Clica aqui)

Um beijo,



Deixe seu comentário :)